28 de fevereiro de 2023

Mystara #20 - As Terras dos Elfos das Sombras

 




Olá pessoal! Estou testando criar novas imagens para o projeto. O logo do "Pandius Brasil" que eu criei tem mais de 10 anos, e eu só tenho ele em uma qualidade bem baixa. Como os layouts to Blogspot funcionam melhor com imagens quadradas, eu decidi criar aos poucos imagens quadradas para cada um dos artigos. Primeiro porque não é tão trabalhoso quanto preparar o texto, segundo que eu pretendo mudar o layout to blog eventualmente para algo menos 2005 hahaha.

Enfim, esse mês eu postei mais no meu blog do que nos últimos 4 anos juntos. Espero que vocês estejam gostando dos artigos. Como estou voltando a jogar, estou com muita "Energia D&D" em mim. Se você leu até aqui, curte, comenta e compartilha com a galera que você conhece. Comentários me motivam muito de um jeito que vocês não tem nem ideia. Por isso, sem mais delongas:

As Terras dos Elfos das Sombras



Geografia





Bem abaixo das Terras Quebradas, em túneis onde mesmo os humanóides e goblinóides tem medo de se aventurar, estão as terras dos míticos Elfos das Sombras. Pálidos e xenófobos, suas terras contém redes de túneis diretamente abaixo de Alfheim, percorrendo uma área que vai de Glantri à Darokin. Estes túneis ficam quilômetros abaixo da superfície e poucos estrangeiros sequer tiveram um vislumbre de como eles se parecem, nenhum retornou para contar a história.

Os Elfos das Sombras residem em cavernas grandes, onde eles constroem vilas e cidades. Existem 4 maiores cidades, cada uma pertencente a um clã diferente. A maior de todas é a Cidade das Estrelas, lar dos xamãs e do Rei. Embora as propriedades dos Elfos das Sombras sejam espaçosas, elas não são nem de perto seguras. Crateras, desmoronamentos, fluxos de magma, rios subterrâneos, florestas de fungos e até mesmo padrões climáticos (na maior das cavernas, que geralmente são do tamanho de reinos inteiros) podem ser perigosos. A vida nestas terras é difícil e seus habitantes se tornaram difíceis como resultado.


História


As coisas nem sempre foram desta maneira. Muito tempo atrás, os elfos das sombras andavam na superfície e tinham livre acesso à luz do sol e uma vida muito próspera. Então, veio a Grande Chuva de Fogo, um cataclisma que forçou os quatro clãs a se mudar para o subterrâneo. Eles vagaram por um longo tempo até eventualmente encontrar uma caverna gigantesca. Lá, eles encontraram, esculpidos nas pedras, os 14 mandamentos do Caminho de Rafiel. Eles decidiram fazer residência na caverna, proclamaram um novo rei, e tomaram Rafiel como seu novo imortal a ser venerado.

Ocasionalmente, os elfos das sombras enviaram expedições à superfície. Estes grupos sempre saiam através das Terras Quebradas e, vendo toda a desolação, concluíam que a superfície ainda era inabitável. Milênios se passaram dessa forma. Então, quase 800 anos atrás, eles encontraram um grupo de humanos da superfície e descobriram que ela tem sido segura por muitos séculos. Pior, eles aprenderam que existia uma nação inteira de elfos vivendo lá, que aparentemente esqueceram de seus primos menos favorecidos.

Os elfos das sombras, agora bem mais numerosos, enviaram um corpo diplomático até os elfos de Alfheim. Infelizmente, os elfos da superfície não podiam se importar menos com as dificuldades de seus irmãos subterrâneos, banindo os elfos das sombras de volta para suas cavernas. Tristes e enfurecidos, os elfos das sobras juraram expulsar estes elfos nefastos e recuperar sua terras originais. As duas invasões subsequentes falharam, então os elfos das sombras adotaram uma nova tática: a infiltração. Eles estão lentamente movendo as peças para sua próxima invasão e, em breve, esperam recuperar suas terras ancestrais. 


O Povo


É importante frisar que os elfos das sombras não são uma raça maligna per si. É verdade, eles odeiam os elfos da superfície, assim como anões, humanoides, goblinoides e todo tipo de estrangeiro. Eles tem tradições que parecem selvagens quando enxergadas pelo ponto de vista de alguém de fora. Dentro de sua própria sociedade, entretanto, os elfos das sombras são honrados e solidários uns com os outros. Crime é praticamente desconhecido, e para um elfo das sombras, trair outro membro de sua raça é um pecado digno do pior elfo da superfície.

Por conta de seu tempo no subsolo, os elfos das sombras possuem cabelos brancos e uma complexão pálida. Sua visão é mais aguçada do que a de um elfo comum, e eles conseguem enxergar perfeitamente bem em completa escuridão. Entretanto, eles não conseguem suportar a luz brilhante, especialmente a luz do sol.

Existem quatro clãs de elfos das sombras: Celebryl, o maior clã; Porador, que são os principais fazendeiros de fungos, lesmas e morcegos gigantes utilizados como montaria; os Felestyr, que mineram cristais de alma; e os Gelbalf, que são exímios artesãos especializados em fabricar coisas feitas de teias de aranha, em especial a Seda de Aranha. Comércio e trocas intensas acontecem entre as cidades de elfos das sombras, mas as trocas com povos da superfície são quase inexistentes. Em geral, os elfos das sombras são trabalhadores, devotados e pacíficos. Entretanto, se eles se sentirem ameaçados ou se os seus planos forem atrapalhados, sua raiva é rápida e impiedosa.


Governo e Religião


O Rei Telemon, do clã Celebryl é o atual governante dos elfos das sombras. Sua filha, Tanadeleyo é uma guerreira talentosa. Ambos são amados por seu povo. Entretanto, Porphyriel, alta sacerdotiza de Rafiel, também possui grande poder político. A vida dos elfos das sombras gira em torno de venerar Rafiel, considerado seu salvador quando estavam perdidos no subterrâneo. O Caminho de Rafiel dita as maneiras ideais de se alimentar, se vestir, momentos ideais para plantar, caçar, colher e até mesmo o destino as crianças ao nascer. Rafiel marca suas crianças escolhidas no útero, e aqueles que ele deseja que se tornem xamãs carregarão marcas especiais em suas faces. Quando uma destas crianças nasce, isto é considerado uma grande honra para sua família, e a criança é levada ao templo para ser criada. O contraponto desta benção é que algumas crianças nascem aleijadas ou deformadas, e Rafiel demanda nestes casos que ela seja abandonada nas cavernas o mais distante de casa possível. Ele promete levar estas crianças para junto de si.

2 comentários:

Mi e Chelle disse...

Eu achei muito legal esses elfos! Me lembra muito lendas celtas dos Tuatha de Dannan, que fugiram pra cavernas e dizem que estao lá até hoje. Eu fico pensando nos médicos desses elfos tendo que passar vitamina D pra todo mundo, a dose deles por dia é a que a gente toma no ano hahaha gostei muito dos fazendeiros de fungo e dos artesanatos de teia de aranha *-* deve ser muito bonito. Pena que eles sao xenofobos... XD

Odin disse...

Muito interessante, agradeço por compartilhar esses detalhes. Acabou trazendo um sentimento de nostalgia, pois me lembrou dos inimigos shadow elves do jogo Shadow over Mystara.

Outras Postagens do Blog