23 de fevereiro de 2023

Mystara #19 - Bargle, o Infame

Bargle, o vilão mais desgraçado de todos!


Se você joga D&D há algum tempo, provavelmente já ouviu falar sobre Szass Tam, ou talvez sobre Strahd Von Zarovich, ou ainda sobre Mestre Arsenal. Pois bem, saiba que se somar a maldade de todos eles juntos, não preenche a unha do dedo mindinho de Bargle. Quando aldeões querem assustar uns aos outros, eles contam histórias de demônios das profundezas, porém, quando os demônios das profundezas querem assustar uns aos outros, eles contam histórias sobre Bargle, o infame, depravado, aquele que se tornou ícone do que o D&D representava nos anos 80 e aquele vilão que todos os jogadores da velha guarda odeiam do fundo de suas almas.

Para fazer esta postagem e entender melhor a história deste vilão, eu precisei pesquisar em pelo menos algumas dezenas de livros e artigos em revistas antigas e comprovei o que falam sobre Bargle e o Coringa do Batman terem muita coisa em comum, exceto pelo fato do primeiro não ser insano. A história de Bargle é um mistério, cada livro conta um pedaço não relacionado com o trecho anterior e alguns deles chegam inclusive a ser contraditórios entre si.

Não se sabe exatamente em que reino ele nasceu, embora o mais aceito seja Karameikos, por conta de seus laços mais estreitos com personagens de lá e por ter executado grande parte dos seus planos no local. Há menções de Bargle também em Ierendi, Minrothad e Darokin. Canonicamente, existe um sobrinho do mago em Ierendi e um ex-aprendiz/escravo que conseguiu fugir de suas garras. Não há nenhuma menção a outros familiares, e muito provavelmente, se eu fosse parente de Bargle, eu não faria questão de divulgar essa informação por aí.

A única coisa constante sobre Bargle é o fato de ele ser um típico mago caótico e maligno. Todo o resto, sua aparência, poderes, nível, status, são descritos de maneira diferente em cada um dos suplementos onde ele aparece. É quase como se cada artista/autor tomasse a liberdade de fazer o que bem entendessem com o personagem, o que até faz um pouco de sentido. Se você está tentando rastrear sua história, do ponto A ao ponto B de forma coerente, é quase impossível, mas como um DM, você tem uma grande opção de inimigo que pode aumentar de nível com o grupo de aventureiros e ser seu grande nêmesis durante uma ou mais campanhas. O único cuidado que o DM precisa ter aqui é de não sobrecarregar seu uso, já que o excesso de assassinato e caos junto com o fato de Bargle sempre escapar no final pode se tornar uma experiência frustrante para os jogadores. E lembre-se, escapar sempre é importante no caso de Bargle, ele é como o Coringa. Se você matá-lo injustamente antes da hora você perde a parte mais legal: Fazer com que os jogadores passem de desgosto para ódio para sede de vingança em relação ao vilão.


Acima, o Barão Ludwig von Hendriks e Bargle, o Infame, que governaram o Baronato da Águia Negra de forma cruel e impiedosa. A gravura os retrata antes de serem depostos por uma invasão halfling. Rumores locais afirmam que o autor da obra foi executado por não ter sido generoso o suficiente ao retratar os déspotas.

A primeira aparição de Bargle no D&D foi na lendária caixa vermelha. Ele é o vilão de uma aventura-solo introdutória onde você invade uma dungeon para ajudar uma clériga gentil e bonitinha (E possível interesse romântico) a matar um carniçal e termina observando indefeso este mago misterioso assassina-la a sangue frio com um míssil mágico e depois fugir gargalhando. E, uma das coisas mais absurdas dessa história, é que caso você falhe em um teste de resistência, você ainda é obrigado a ajuda Bargle a saquear o corpo morto da sua amada. Esse é o nível de maldade que o mago vai provocar aos jogadores.

Na prática, o objetivo de vida de Bargle é ganhar o máximo de dinheiro que conseguir enquanto se diverte sem limites. O maior problema é que o seu conceito de diversão envolve assassinato, provocações, sofrimento. Mas não se engane, não é sobre matar pessoas gratuitamente, e sim sobre matar pessoas gratuitamente de maneiras que ele ache hilárias. Bargle não é o cara que entraria numa vila usando "Dedo da Morte" de cima de seu cavalo enquanto as pessoas correm em pânico, ele é o cara que criaria uma "Bola de Fogo" de explosão atrasada, que age como um cachorrinho fofo que brinca com pessoas e explode de repente. Ele é o tipo de cara que cria leis de acessibilidade em seu reino, enquanto manda destruir ladeiras e construir escadas totalmente irregulares em todo lugar. Torturar prisioneiros não é um modo de obter informações para Bargle, mas sim uma fonte inesgotável de gargalhadas e diversão.

Uma das melhores coisas sobre o Bargle é que ele é irredimível. Ele não está procurando e nunca procurará uma forma de pagar pelos seus pecados. Ele só quer se divertir, e quanto mais gente inocente sofrendo, mais hilário fica. Ele ama a comédia pastelão, mas somente quando existe uma contagem de corpos. Bargle prefere truques mentais em vez de dano direto, ele adora encantar seus adversários e força-los a fazer coisas horríveis. A audácia é uma de suas principais características. Ele é mau, ele sabe que é mau e ele está perfeitamente em paz com este fato. Bargle não procura poder como Manshoon, ele não é completamente louco como Hallaster. Ele é o cara que, na hora que o cavaleiro da justiça bate na porta para acertar as contas, solta uma magia de esquentar metal na armadura para vê-lo agonizar em dor enquanto se engasga de tanto gargalhar.

Bargle precisa ser o principal alvo do ódio dos jogadores. Tudo deve se direcionar a ele. Ele é um vilão em todos os sentidos da palavra. Ao contrário dos filmes da Marvel, onde os vilões são simplesmente cópias dos heróis sem as amarras morais, ele só quer se divertir. Sua vilania pode ser resumida em "A vida é uma tragédia se você olhar de perto, mas uma comédia se você olhar a uma distância suficiente". Ele não é um vilão desses que você encontra nas histórias atuais, tão focadas em arcos de queda e redenção. Ele não quer se redimir, ele quer quantidades obscenas de ouro, magia e risadas sádicas. Suas motivações são simples e fáceis de entender. Ele é provavelmente o único vilão que os jogadores teriam a chance de encontrar sem calças dentro de casa simplesmente porque ele não quis se dar ao trabalho de usar calças naquele dia específico. 


Com a queda do Forte do Destino, a maioria dos símbolos da tirania do Barão da Águia Negra foi destruída pelos humanos rebelados e pelos halflings invasores. Essa obra, embora salva, não ficou intacta: Foi alvo dos criativos halflings.


A maior de todas as diferenças entre Bargle e os outros magos vilões do D&D é que ele não tem um objetivo maior de longo prazo. Ele não quer governar, coisa que ele acha bem entediante, em vez disso ele delega a tarefa para pessoas que ele consegue manipular. Ele só tolera pessoas que ele não gosta se ele tiver a certeza de que vai matá-las depois. Esse é o motivo pelo qual ele virou conselheiro do Barão Von Hendriks: Bargle sabe que uma vez que o barão não for mais útil,  encontra outro idiota para o posto. Ele não vai lidar com trabalhos burocráticos, mas quando Von Hendriks diz que Bargle pode matar pessoalmente o líder dos escravistas,  ele decide aguentar e fazer de bom grado só para poder ensinar uma lição valiosa. E não pense que ele é contra escravos, longe disso, ele vai matar o líder dos escravistas só para colocar uma pessoa mais amigável à sua pessoa no lugar. Bargle é um paradoxo completo. Um dos vilões mais icônicos do D&D, mesmo com tão pouca coisa escrita a seu respeito. Literalmente o infame.

Bargle, o Infame




Se a infâmia tem um nome, ela se chama Bargle. Nascido em Mirros, Bargle cresceu nas ruas da cidade e se tornou líder de uma gangue de valentões. Um dia, aos 14 anos, ele assassinou um homem (um aprendiz de mago) e roubou seus pertences, incluindo seu livro de magias e suas cartilhas mágicas. Procurado por seus crimes pela guarda real, ele foge de Mirros. Depois disso, passou muitos anos na estrada, fingindo ser um honesto e humilde estudante de magia, passando algumas semanas com cada mago que ele conseguia convencer a se tornar seu professor. Conforme suas habilidades se desenvolviam, e passou a usar seus poderes mágicos para fins malignos, roubando pessoas inocentes, dominando-os através do terror, matando-as arbitrariamente. Finalmente, ele acabou chegando no Baronato da Águia Negra, onde se tornou mago e conselheiro pessoal do Barão Ludwig von Hendriks.

Quando os Halflings de Cinco Condados invadiram e sitiaram o Baronato da Águia Negra, Bargle ponderou e decidiu seguir para outro local desconhecido no reino, deixando seu ex-mestre a mercê da própria sorte. Atualmente, Bargle está escondido, ou talvez disfarçado em algum lugar, se escondendo temporariamente dos Karameikanos, dos Halflings, do Barão von Hendriks que sobreviveu e de todos aqueles que querem sua cabeça em uma bandeja. 



Personalidade: Bargle é completamente caótico e difícil de lidar. Enquanto ele aprecia os confortos e boa vida que tesouros conseguem proporcionar, o que ele ama fazer é causar sofrimento e machucar outras pessoas - ferindo, humilhando e eventualmente matando. Ele trabalhou para o Barão von Hendriks porque era conveniente no momento, e quando se tornou desgastante e entediante, ele seguiu em frente e desapareceu. Ele é capaz de tratar as pessoas com charme e bondade quando necessário, mas isso o faz se sentir pressionado.

O que ele costuma dizer: "Vocês só pensam que sou louco! Ha, ha, ha!"

O que os outros dizem dele: "Ele é tão distorcido que precisa de um saca-rolhas para vestir seu manto de manhã" - Terari, mestre da Escola Karameikana de Artes Arcanas

Aparência: Ele mede 1,83m, aproximadamente, é magro - pesa 73kg. Seus olhos são negros, mas seus cabelos, barba esvoaçante e bigode são castanhos. Bargle aparenta ter aproximadamente 30 anos de idade. Em aventuras ele prefere usar mantos pretos ou marrons.

Como usar Bargle: Toda campanha precisa de um mago vilão completamente perverso e Bargle serve perfeitamente. Aqui vai um excelente gancho de aventura para usar Bargle: o arcano aparece para o grupo como um típico mago velho, cambaleante, amigável e esquecido, chamado Timos, que precisa de bravos aventureiros para resgatar um artefato de um covil de orcs. Ele e o grupo se esgueiram para dentro do covil para recuperar esse objeto. Assim que Bargle o recupera, ele revela sua verdadeira identidade e se teletransporta para fora (rindo diabolicamente, é claro) e dependerá dos personagens sair do covil (sem tesouro nenhum). Eles devem conseguir, mas terão um primeiro motivo para odiá-lo.

Combate: Bargle é um poderoso arcano e, através de sua ganância, ele é capaz de sacrificar qualquer pessoa em sua busca de poder. Ele é perigoso em combate, já que prefere fugir e retornar mais tarde para emboscar seus oponentes.

Note bem que, como Bargle já destruiu muitos magos para roubar suas magias (inclusive estrangeiros), ele tem acesso a vários encantamentos que não são conhecidos pela Escola Karameikana de Artes Arcanas.


Há um rumor que Bargle foi visto em Karameikos. Somente por conta desse rumor, os Halflings colocaram uma recompensa de 500 mil moedas de ouro por sua cabeça.




Um comentário:

Mi, a chocada com esse y disse...

Hahahaha eu não consigo acreditar que ele não é maluco! XD imagina ele tipo um Mestre dos magos reverso, dá uns bizus certos e depois só dá bizu pra galera se lascar haha mas concordo com o assassinato de quem fez o Quadro dele xD 30 anos com carinha de 50

Outras Postagens do Blog