17 de fevereiro de 2023

Mystara #17 - O Mar Profundo e o Mar Ensolarado



Olá 1d2-2 leitores! Estou focando um pouco do meu tempo para tentar terminar pelo menos esse projeto de Mystara. Quem sabe não consigo fechar um PDF com todas os artigos do blog, não é?


O Mar Profundo e o Mar Ensolarado


Fonte: https://www.artstation.com/artwork/aW4d0

Geografia


O Mar Ensolarado é a parte norte do Mar do Medo (Sea of Dread) e estende-se do continente até a borda da plataforma continental. Seu nome vem do fato de que as suas águas são relativamente rasas e quentes. Ele engloba três grandes nações: Ierendi, Minrothad e parte de Thyatis. Além disso, suas águas são o lar de inúmeras raças aquáticas.

O maior reino sub-aquático do Mundo Conhecido é o Mar Profundo, lar dos tritões. Fica localizado nas águas ao redor das ilhas ocidentais de Minrothad e leste de Ierendi. Bem a nordeste de Mar Profundo está a fossa de Kna, onde os Kna criam animais conhecidos como mashers. Esta área é completamente proibida para todos que não são membros da raça e é o mais próximo que eles podem chamar de uma nação. A leste de Mar Profundo vivem os Aquarendi, os elfos aquáticos, principalmente ao redor da ilha de Alfeisle. 

O fundo do mar é repleto de vulcões, assim como ruinas da antiga cultura Taymora. Florestas de algas cobrem grandes extensões e grandes bancos de ostras podem ser encontrados ao redor das ilhas. Algumas áreas são famosas por redemoinhos, que em sua maioria são criados por corais e formações rochosas. Porém, as lendas dos tritões afirmam que os maiores levam a covis de monstros mortos-vivos terríveis. Ninguém que saiu para investigar tais redemoinhos voltou com vida.

Ao sul e a sudeste de Mar Profundo as águas começam a se aprofundar mais criando fossas abissais: A Fossa de Terraços, onde vivem muitas tribos de homens-tubarão; a Fossa do Crepúsculo, onde os gigantes do mar e vários outros monstros de tamanho colossal vivem; e a Fossa do Abismo, onde vários kraken e outros monstros lendários se escondem.


História


As águas do Mundo Conhecido são habitadas por diversos seres vivos desde tempos imemoriais. A raça mais antiga da região é a dos elfos aquáticos. Após os eventos da Grande Chuva de Fogo, logo após fazerem contato com seus primos em Minrothad, eles se estabeleceram na área ao redor de Alfeisle. Três mil anos atrás, convulsões cataclísmicas abalaram esta região, destruindo completamente a cultura Tymora que vivia na superfície e mandando suas vilas para o fundo do oceano. Estas convulsões e terremotos também destruiram a maioria dos territórios dos Merrow (povo submarino), fazendo com que muitos membros da primitiva raça buscassem abrigo nas regiões do Mar Ensolarado. Pouco tempo depois, tritões fugindo dos Peixes-demônio (devilfish) chegaram e estabeleceram seu reino em Mar Profundo.

Mais recentemente, um surto de licantropia eclodiu em Minrothad e acabou se espalhando para o Mar Profundo; o expurgo que se seguiu ficou conhecido em Mar Profundo como "A Noite das Facas Longas". Diz-se que muitos licantropos aparentemente escaparam do expurgo. 

Nos últimos anos, as aparições de Peixes-demônio tem sido mais frequentes. O que tem gerado várias mini zonas de conflito no Mar Profundo.


O Povo



A maior parte dos habitantes de Mar Profundo são tritões. Mais de 10.000 deles vivem neste reino aquático. Eles possuem um alto nível de cultura e arte. A modelagem de corais é uma técnica artística considerada do mais alto nível. Ela permeia todos os aspectos da cultura tritã, desde suas vestimentas até à sua arquitetura. As cidades dos tritões parecem grutas mágicas e iluminadas feitas de coral vivo. Todos os tritões são clérigos, magos ou feiticeiros e todas as diferentes facções vivem em paz umas com as outras, por mais que um certo nível de desconfiança exista entre elas. 

Muitas outras raças vivem nos reinos oceânicos. 30 tribos de Merrow se juntaram a Mar Profundo, e muitas tribos nômade passam constantemente pela área. Elas quase sempre entram em conflito com as tribos de homens-tubarão, que vivem de caçar e roubar os cardumes tanto dos Merro quanto dos Tritões. Os homens-tubarão ocasionalmente também saqueiam Aquarendi por conta de seus itens mágicos. Os Kna, comerciantes dos mares, também são uma vista comum em Mar Profundo, trazendo bens de Ierendi, dos reinos continentais e de locais mais ermos. Eles não comercializam muito com o povo de Minrothad por causa de sua política que desencoraja comércio com povos não nativos. Em protesto, muitos Kna acabam se tornando piratas e atacando embarcações de Minrothad. 

Pequenos grupos de Kopru habitam os vulcões submersos, trabalhando com forja e fundição e comercializando metais raros. Como já mencionado acima, muitos Aquarendi vivem na parte leste em Mar Ensolarado. Sua cultura é similar à dos seus primos terrestres. Aquarendi são uma visão razoavelmente comum tanto em Mar Profundo quanto em Mar Ensolarado, onde possuem um bom relacionamento com nixies e as raças de gigantes marinhos.


Governo e Religião


O Mar Profundo é dividido em 8 baronatos diferentes. Cada barão é responsável por seu próprio território; as fronteiras destes costumam mudar de acordo com a população. Entretanto, as fronteiras nunca se expandem ao sul da borda da Fossa de Terraços. Na prática, cada barão controla o território ao redor do seu castelo. Audiências com os governantes acontecem de forma semanal, onde os cidadãos podem trazer suas preocupações e disputas diante dos barões; quaisquer resoluções podem ainda ser contestadas através de um júri de 21 cidadãos dos baronatos.

Apesar de ser um cargo hereditário, barões podem ser depostos e substituídos de acordo com a aprovação da maioria dos seus cidadãos. Os oito barões são presididos pela Rainha Tarovra, que vive no castelo de Smaar, bem no centro do reino. Quatro vezes ao ano, os barões e a rainha se encontram em um conselho, onde são discutidos problemas e eventos de maior interesse; todas as decisões da rainha podem ser vetadas pelos barões, caso necessário. 

Por conta de uma tradição que data desde a Noite das Facas Longas, o governante deve ser usuário de magia arcana e divina ao mesmo tempo. Em teoria, o posto é dado ao clérigo/mago de maior nível em todo o reino no momento da morte do atual monarca, na prática, a família Farmarva que detém o poder atual prepara seus herdeiros para o posto desde muito pequenos, fazendo com que eles sempre sejam os candidatos ideais para o posto quando o momento chegar.

Todas as raças submarinas seguem Manwara, o Antigo "ser". Manwara sempre vai ser retratado de acordo com a raça de seu orador: Para os tritões, ele é Manwara, o Antigo Tritão. Além disso, cada raça reverencia seus próprios heróis, cada qual sendo creditado a responsabilidade de dar uma das habilidades ou perícias da própria raça.

Um comentário:

Mi disse...

Muito legal! Fico imaginando como foi a noite das facas longas e como era essa licantropia. Fico pensando também se alguém de um lugar distante desafia a familia Farmarva em magia arcana e divina...Ia ser babado =x

Outras Postagens do Blog