20 de fevereiro de 2023

Mystara #18 - As Terras Quebradas (Broken Lands)


Olá 1d2-2 leitores! Estou focando um pouco do meu tempo para tentar terminar pelo menos esse projeto de Mystara. Quem sabe não consigo fechar um PDF com todas os artigos do blog, não é?


As Terras Quebradas



Geografia




As Terras Quebradas formam os mais inóspitos e e traiçoeiros do Mundo Conhecido. Seu relevo está em constante mudança por causa dos constantes tremores de terra, vulcões cuspindo lava e gases venenosos, geysers, poços de lama fervente e tempestades de areia. O ar aqui é carregado de fumaça tóxica, carregada de gases tóxicos das profundezas do solo, expelida pelas poças sulfúricas espalhadas por todo o terreno. As Terras Quebradas são uma região repleta de colinas acidentadas e montanhas íngremes cortadas por vales estreitos. Os rios Vesubia e Streel cortam a região, porém diversas áreas de corredeiras perigosas os tornam inavegáveis para todos, a não ser é claro pelos tolos que queiram tentar. Trilhas de caravanas seguem o curso totalmente instável destes rios.

O clima das Terras Quebradas é igualmente violento, com a superfície sendo castigada pelo sol durante o verão e congelada pelos ventos fortes durante o inverno. O reino faz fronteira com os Principados de Glantri ao norte e oeste, com a República de Darokin ao sul e leste e com os Khanados de Ethengar a nordeste.


História


Muitas luas atrás o Rei Loark reuniu a Grande Horda em sua busca pela lendária Faca Azul (Blue Knife). Durante esta, devastaram todas as culturas que encontraram pelo caminho até que, em 1709 BC, eles alcançaram e se estabeleceram no que hoje são as Terras Quebradas,  sem ter atingido seu objetivo final. Então, a Grande Chuva de Fogo veio e devastou toda a área das Terras Quebradas, matando o Rei Loark e desmantelando a Grande Horda.

Com o tempo, mais humanóides chegaram às Terras Quebradas, e mais de um líder tentou recriar a glória da Grande Horda para ameaçar as terras ao redor e, apesar de alguns sucessos, eles sempre foram derrotados. Ainda assim, o domínio das Terras Quebradas é forte e nunca foi testado realmente, mesmo que ataques a reinos vizinhos sejam uma ameaça constante.


O Povo


Por conta de sua natureza inóspita, a maior parte da superfície das Terras Quebradas raramente foi vista por humanos ou semi-humanos, mas está longe de ser desabitada, sendo este um erro que poucas pessoas tem a chance de cometer duas vezes. As Terras Quebradas são divididas entre dez tribos, cada uma sob o comando de um chefe tribal que, por sua vez, está sob o comando do poderoso chefe orc: o Rei Thar. Cada tribo controla uma parte de terra tanto na superfície quanto no subterrâneo das Terras Quebradas. 

As dez tribos e a sua respectiva população humanóide predominante são: Bugburbia, bugbears; Alto Gobliny, goblins; Hobgobland, hobgoblins; Kol, kobolds; Ogremoor, ogros; Orcus Rex, orcs; Orcland Vermelha, orcs; Gnolistão do Sul, gnolls; Trollhattan, trolls e Orkia Amarela, orcs.


Governo e Religião


Em 975 AC, o Rei Thar ganhou força e destaque após unir as Terras Quebradas. Ele instalou o Código Thariano de Conduta e criou a Legião Thariana. Seu comando tem sido forte e implacável, mas, ele mesmo é um indivíduo muito carismático, além de megalomaníaco, o que o torna ainda mais ameaçador.

Muitas das tribos nas Terras Quebradas idolatram um imortal específico com o qual se identificam, exceto pelos Trolls de Trollhattan, que não tem tempo livre para venerar nada pois estão sempre ocupados tentando comer algo. 

Os Bugburbianos tendem a venerar Bartziluth, patrono da força e bravura. Os Alto Goblinianos veneram Wogar, patrono dos predadores e monstros. Hobgobladianos e os Orkianos Amarelos costumam venerar Yagrai, "Aquele que sempre se levanta", patrono dos mortos ou daqueles próximos da morte. Os cidadãos de Kol veneram o Brilhante, patrono do exército e esforço de guerra Kobold. Ogremoorianos comumente idolatram Jammudaru, patrono do medo e pesadelos. Rexianos veneram Karaash, patrono da guerra e destruição. Em Orcland Vermelha, a maioria das crenças são praticadasm embora Wogar seja a mais comum. Ranivorus, patrono da influencia sobre os fracos é venerado em Gnolistão do Sul.

Um comentário:

Odin disse...

Parabéns pelo belo blog, irmão. Levarei tempo para ler todas as suas postagens, mas o parabenizo pela escolha em trabalhar com esse que talvez seja o mais clássico de todos os cenários de D&D.

Outras Postagens do Blog