7 de março de 2023

Mystara #22 - Synn



Olá pessoal! Estou tentando seguir firme e forte com o blog, enquanto durar meu pequeno tempo livre e também enquanto durar minha empolgação com D&D. Infelizmente, acho que pouquíssima gente hoje em dia ainda consome blogs, especialmente os de RPG como o meu. Mesmo assim, segundo as estatísticas do Google, ainda chegam alguns curiosos por aqui. E quando eu recebo comentários de leitores, é melhor ainda! Muito obrigado por ainda me seguirem depois de tanto tempo.

Hoje eu pretendo trazer mais uma postagem de Mystara. Perdão, é meu cenário preferido, estou empolgado com ele e também pensando em uma aventura/campanha para mestrar com os livros da 5E que comprei recentemente. Hoje o dia é dela: Synn. A grande vilã de Shadow Over Mystara. Aquela que come tanto o seu rabo quanto as suas fichas no final do jogo. Muita gente pensa que ela foi criada exclusivamente para o jogo, mas a real é que ela é uma personagem real do reino de Glantri e, embora sua aparência e o seu lore sejam diferentes, seus planos continuam os mesmos: Caos e destruição.

Espero que gostem!


Synn


Vilania é algo que não falta em Mystara. Quando o mestre precisa de alguém pra colocar como opositor aos jogadores, existe sempre alguém, desde Thar e seus planos de dominação hiper complexos e megalomaníacos, passando por Skarda e seus planos não tão complexos de dominação (e até meio idiotas) até Bargle que só gosta de matar gente da maneira mais divertida possível para ele. Ao final da primeira edição do D&D, muitos destes vilões foram mortos, derrotados ou apenas se recolheram em seus respectivos cantos. Mas, ao mesmo tempo, outros vilões foram surgindo e roubando protagonismo.



Synn apareceu pela primeira vez na Viagem da Arca da Princesa (Voyage of Princess Ark), e tem sido utilizada como vilã nas duas versões conhecidas de Mystara: a dos livros e a dos video-games, a versão em que ela é mais lembrada. Um ponto curioso é que nos jogos, Synn é representada como um dragão vermelho por conta de limitações técnicas: Um dragão preto no fundo preto em um jogo de pixel art não ficou muito bom. Entretanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam e muitas discussões na internet levam a crer, a história de Tower of Doom e Shadow Over Mystara não é canônica.

A primeira aparição de Synn foi breve, aconteceu na Dragon Magazine 154, em sua forma de dragoa da noite. Ela permaneceu sem um nome ou background até sua segunda aparição na Dragon Magazine 162, como Khufiri, uma princesa nithiana mimada que oferece ajuda ao príncipe Haldemar a lidar com alguns Cavaleiros Heldannicos. Enquanto demandava mimos do príncipe e da tripulação, ela tentou ao máximo colocar suas mãos no navio voador e chegando inclusive a ir até a cabine privada de Haldemar carregando sua pantera de estimação e um escravo goblin cuja única função era ficar abanando a princesa enquanto ela descansava. Synn revelou sua verdadeira forma na Dragon Magazine 163, onde ela se transformou em suas duas formas dracônicas (Dragoa negra e Dragoa da noite) e jurou vingança a Haldemar por não ter lhe dado o que ela queria.



Em termos de jogo, Synn é uma Dragão da Noite (Night Dragon), um tipo de morto-vivo servo dos imortais das esferas de Entropia. Eles lembram dragões em quase todos os aspectos com a diferença que eles podem mudar de plano em locais de escuridão total para os planos das esferas entropia. Em termos de jogo, as esferas eram muito mais relacionadas com conceitos filosóficos do que lugares físicos, mas eles podiam influenciar totalmente planos inteiros, e provavelmente é isso o que a descrição dos Dragões da Noite se referia. Sua baforada é baseada em escuridão paralisante, porque os Dragões da Noite preferem atormentar em vez de matar diretamente. A baforada é capaz de criar uma escuridão intensa e serve também para que os Dragões da Noite possam mudar de plano. Os ataques físicos de um Dragão da Noite são capazes de paralizar, assim como o toque de um carniçal por exemplo. Dragões da Noite Superiores, o que é o caso de Synn, conseguem envolver uma vítima com suas asas e aprisionar suas almas em seu plano natal. Isso permite que eles tomem posse do corpo da vítima. Eles conseguem lançar magias com poder comparável ao de um mago poderoso e são imunes a armas comuns, sendo atingidos apenas por armas mágicas épicas. Magias divinas de energia positiva apenas são capazes de ferir levemente um Dragão da Noite Maior e apesar de serem mortos-vivos, não podem ser afastados ou destruídos por clérigos. O poder de espantar mortos-vivos funciona inclusive ao contrário quando utilizado em Synn dentro do seu plano nativo, afastando o clérigo. Synn possui uma grande fraqueza: Assim como todos os Dragões da Noite, ela é muito sensível à luz, em especial, a luz do sol. Todas as magias de luz causam dano a Synn, quanto mais alto o nível da magia, maior o dano. Se expor à luz do sol por pouco tempo pode ser mortal para Synn, por isso ela toma todas as precauções necessárias para que isso nunca aconteça.

Synn é uma das, senão a mais poderosa Dragoa da Noite de Mystara. Ela é uma serva de Thanatos, e tem acesso direto a ele. Seu único objetivo é trazer caos e instabilidade para o mundo, e ela vai fazer tudo o que for possível para alcança-lo. Pouco se sabe sobre o seu passado antes de se tornar uma Dragão da Noite, mas é plausível advinhar que ela fez tantas maldades que chamou a atenção do imortal patrono da morte. Ela é cruel, vingativa e sádica, e nunca vai matar alguém que ela pode torturar e aterrorizar. Synn é muito fã da magia Metamorfose e suas variantes, especialmente se ela encontrar uma maneira de utilizar uma vítima como espião ou algo do gênero. Ela vai assassinar seus asseclas a sangue frio apenas por prazer, mas nunca vai machucar diretamente um alvo de maior interesse, quando possível.

Como principal agente de Thanatos no plano primário, ela só se envolve em esquemas e planos mais complexos. Sofrimento é a sua marca registrada e quanto mais tortura sádica ela consegue enfiar em seus planos, mais feliz ela fica. Uma vez, ela atraiu a Arca da Princesa para uma tempestade temporal, fazendo com que eles atrasassem o resgate de um aliado por quase três décadas, entregando-o já idoso quando enjoou da brincadeira, apenas para mostrar o preço da falha para seus antagonistas. Seu sadismo chega a ser mesquinho, onde nenhuma quantidade de sofrimento é pequena demais para seu entretenimento. Ela é capaz de encantar um grupo intenro de soldados e fazê-los matar uns aos outros apenas por tédio petulante. Esta é também uma de suas fraquezas, pois ela é capaz de atrasar planos apenas para causar um pouco mais de sofrimento.



Seus esforços para atormentar o Príncipe Haldemar de Haaken foram quase bem sucedidos através de suas interferências, o Império de Alphatia e a Ordem Heldannica quase travaram uma guerra de proporções monumentais com a ameaça do próprio Império de Thyatis de entrar no conflito. Synn não foi bem sucedida apenas por causa das habilidades lendárias de diplomacia da Imperatriz de Alphatia. Entretanto, os esforços de Synn também não podem ser considerados uma falha pois diversos laços diplomáticos importantes em relação a Alphatia foram cortadas ou se tornaram quase inviáveis depois da quase guerra.

Depois que seus esforços em Alphatia tinham terminado, Synn se voltou para Glantri. Com os eventos da Fúria dos Imortais (Wrath of Immortals), os poderes entrópicos viram uma abertura nesta nação turbulenta. A guerra entre Alphatia e Glantri viu inúmeras mortes de líderes, sendo um deles Volospin da cidade de Blackhill, assim como a sua família imediata. Com a nação tendo problemas para achar sucessores para seus líderes caídos, a desconhecida Dolores, filha de Margareth Hillsbury de Fenswick, apareceu reivindicando ser a filha legítima de Volospin, o que chocou e surpreendeu a nobreza de Glantri. Dias mais tarde, o príncipe herdeiro sobrevivente renunciou a coroa e aceitou Dolores como legítima herdeira. Por conta da destruição quase que total de Blackhill por causa de um meteoro, a coroa foi movida para Fenswick e Dolores foi reconhecida como Princesa e detentora de todos os recursos remanescentes de Blackhill e também de Fenswick, unificando as duas coroas.

Dolores Hillsbury de Fenswick é, obviamente, Synn metamorfoseada. Seu objetivo atual é desestabilizar os já frágeis Principados de Glantri. Seu primeiro alvo foi eliminar ou ganhar o controle de todos os que poderiam expor seu segredo, e através de manipulação, magia e ameaças, ela ganhou o controle e a devoção de um dos príncipes-magos mais poderosos de Glantri: Jaggar von Drachenfels. Com isso, o caminho ficou aberto para que ela pudesse causar o caos total em Glantri: Promovendo a regente pessoas totalmente despreparadas, oprimindo os elfos de Erewan, financiando os humanóides das Terras Partidas para que eles pudessem realizar mais invasões em Glantri, usando seu poder político para negar ou atrasar toda e qualquer ajuda e usando sua influência para tornar mais e mais difícil a vida política de todos os principados.

O povo de Fenswick parece ser relativamente ignorante de sua nova líder. Na verdade, Dolores/Synn passa pouquíssimo tempo administrando suas terras, de forma que a maioria dos plebeus sequer ouviu falar no nome dela. Lady Margareth, de quem ela diz ser filha, era uma governante terrível que comandava tudo com mãos de ferro, por isso a maioria das pessoas de Fenswick até aprecia serem ignoradas e esquecidas por sua nova líder. Para uma governante de um principado tão pequeno, Dolores possui muito poder político. Ela seduziu Jaggar von Drachenfels, um dos príncipes-magos mais poderosos de Glantri e comandante do Exército Mágico, colocando toda a sua família sob seu poder. O Príncipe Kol XIV conhece Dolores pelo que ela realmente é, mas entende que seus poderes político e mágico aumentarão caso Synn conquiste seus planos. Em fato, ele deve seu próprio status de príncipe às manipulações de Synn.



O príncipe Malachie du Marais recentemente descobriu, através de uma espiã o segredo dracônico de Synn, mas sabe que somente expô-la não é o suficiente para acabar com quaisquer planos maléficos ela esteja tramando. Por agora, seu foco é descobrir mais informações sobre Synn e buscar aliados dentro do parlamento para auxiliá-lo. A casa aliada de Malachie, a casa Sylvaire, recentemente se tornou inimiga da casa Hillsbury quando um apoiador de Synn foi assassinado por sua cunhada, também membra da casa Sylvaire. Desde então, os Sylvaire e os du Marais estreitaram ainda mais suas relações e estão focados em descobrir mais segredos de Dolores. Por fim, a princesa Carlotina dos elfos de Erewan culpam corretamente dolores por sua posição desfavorável no parlamento. Dolores odeia os elfos de Erewan e os quer destruídos ou expulsos de Glantri. As três casas sozinhas não possuem nenhuma força contra Synn, mas juntas, elas podem não só atrasar mas parar completamente seus planos.

Outro grande inimigo é o príncipe Haldemar, que conhece Synn em sua forma dracônica mas não conhece sua forma de princesa. Ele tem poder e influência suficiente, além do conhecimento de como destruir a dragoa, porém, com o Império de Alphatia focando em reconstruir seus exércitos e recursos depois da guerra com Glantri, caçar uma dragoa poderosa em uma nação inimiga não é uma prioridade alta. 

O último dos potenciais e mais poderosos inimigos de Synn é Etienne d'Ambreville. Após os eventos de Mark of Amber, onde jovens aventureiros são convidados a uma reunião da família d'Ambreville onde eles precisam registrar e observar 41 membros da família potencialmente envolvidos em um assassinato misterioso, Etienne vai parar em uma prisão temporal, onde ele está desde então. Assim como Synn, Etienne também levava uma vida dupla: além do bondoso diretor da Escola de Magia de Glantri, ele também era o líder da Irmandade Radiante, grupo de magos dedicados a investigar o funcionamento da magia em Mystara. Lá ele era conhecido como Rad, e era impiedoso com todos aqueles que quebram os segredos da irmandade. Assim que ele retornar ao parlamento, ele imediatamente vai saber e entender quem é Dolores/Synn, e Etienne tem poder suficiente para explodir a Dragoa com um estalar de dedos.

Os próximos passos de Synn envolvem tentar estabelecer a pena de morte para todos os clérigos: hoje eles trabalham focados em combater as pragas que surgiram após a guerra, muitas delas causadas pela própria Synn. Ela possui um ódio especial para servos divinos, dado o seu status de morta-viva. Ela pretende se aproveitar da desconfiança natural dos magos de Glantri para com clérigos para mover seus planos adiante. Synn também planeja expulsar todos os elfos de Glantri e, para isso, também se aliou aos Elfos das Sombras em sua missão para destruir Alfheim e fundar a nação de Aengmor. E com a liderança da nação totalmente enfraquecida, os planos de Synn parecem cada vez mais próximos de se concretizarem.

Synn é uma vilã poderosíssima. Os jogadores em geral devem atrasar e anular seus planos muito mais do que enfrentá-la diretamente. Dragões da Noite, de qualquer forma, preferem truques e manipulação em vez de combate direto, e é aí que os jogadores podem brilhar.

Synn/Princesa Dolores Hillsbury



Os Lordes das Esferas de Entropia (Imortais dedicados a espalhar o caos e a escuridão) viram em Glantri o potencial de estabelecer no Mundo Conhecido um ponto de apoio. Eles decidiram que Glantri, já a beira do caos total, poderia ser manipulada até a desordem completa. Para esse propósito, eles chamaram uma de suas servas mais leais, a rainha das criaturas conhecidas como Dragões da Noite. Seu nome era Synn.

Uma criatura extremamente poderosa, Synn pode mudar para uma forma humana conforme deseja. Para ela, infiltrar-se na nobreza de Glantri foi extremamente simples. Ela disse ser a filha legítima do príncipe Volospin de Blackhill (que morreu depois que um meteoro atingiu seu principado) e a Lady Margareth Hillsbury. Muitos nobres já estavam ciente do caso que os dois tinham, e assim que Synn matou Margareth, ninguém vivo poderia contestar sua história.

Chamando-se de Dolores Hillsbury, Synn alegou que um dragão matou Margareth (O que não deixa de ser verdade...). Antes que o reino terminasse de lamentar a morte de uma governante, Dolores marchou até Glantri com um grupo de soldados, carregando o cadáver de um dragão morto e alegando ter vingado a morte de sua mãe. Seu conto foi aceito pelos outros nobres e a ela foi concedido o título de Princesa. Dolores então assumiu o assento que era de seu pai no Parlamento.

Atualmente, Synn ainda se disfarça de Dolores para manipular o parlamento. Suas ações estão pouco a pouco tornando Glantri um reino cheio de escuridão, monstros e caos. Seus próximos passos, a curto prazo, são eliminar de uma vez o príncipe Malachie, a princesa Isidore Sylvaire e a princesa Carlotina.

É importante notar que Synn ainda não descobriu os segredos da Radiance, mesmo que a sua suposta mãe os dominasse muito bem. Ironicamente, a maior parte dos segredos sobre a Radiance se encontram em seu próprio principado, no Forte de Fenswick. Dolores nunca se deu ao trabalho de procurar pois passa pouquíssimo tempo em seus próprios domínios. Caso ela tome conhecimento dos segredos da Radiance, ela pode se tornar ainda mais poderosa e perigosa.



Personalidade: Synn é uma criatura completamente cheia de maldade e caos. Ela não vai deixar nada nem ninguém se colocar entre ela e seus planos.

O que ela costuma dizer: Meus colegas do parlamento, eu sei que sou muito fortunada de estar sentada nesta cadeira. Eu também sei que deveria deixar as decisões importantes para vocês que estão governando a muito mais tempo do que eu. Mas, se eu puder ter sua atenção apenas por uns minutos...

O que os outros dizem dela: Dolores trouxe uma nova vida a Glantri. Sua sabedoria e charme estão levando os Principados a um futuro muito mais brilhante e glorioso - Príncipe Jaggar

Aparência: Dolores possui um longo cabelo preto bem liso. Seus olhos negros contrastam com sua pele extremamente pálida. A alta e magra humana se veste com longos vestidos pretos sempre que possível e as vezes roupas de caça extremamente elegantes enquanto viaja.

4 comentários:

Mi ^^ disse...

Synn/Dolores governa igual Bozonaro xD Socorro
Eu to impressionada como um principado levou um meteoro e se isso foi só coincidência ou não...queria saber mais dessas guerras e famílias.
Tu também leu Cartolina e não Carlotina no nome da princess elfa?

Bacalá disse...

Bem interessante essa personagem. Muitas possibilidades de uso em campanhas.
Se possível, gostaria de ver aqui no blog um artigo explicando melhor as esferas e os planos em Mystara. Tenho a impressão que eles funcionam de forma diversa aos planos de AD&D.

Unknown disse...

Encontrei seu blog hoje e acabei de ler todos os seus posts sobre Mystara. Sou leigo nesse cenário e seus posts foram úteis providenciando uma base de conhecimento sobre o mundo conhecido. Apesar de possuir fluência em inglês, o design do vault of pandius é um pouco contra intuitivo para se obter informações básicas em um estilo mais wiki. Obrigado pelas informações!

sobre a dragoa syn disse...

O meteoro que caiu tem influencia direta de imortais e ocorreu durante o tempo que thyatis e glantri lutavam contra o imperio de alphatis, a cratera dele agora e ocupada por Kol e gerou esta cratera alguns ingredientes magicos muito interessantes, Etiene dambrevile citado, e nao verdade um imortal (equivalente a um deus) ele desapareceu no fim do evento furia dos imortais ele e realmente muito poderoso

Outras Postagens do Blog