24 de setembro de 2015

Mystara #15 - Os Khanados de Ethengar



Salve, salve 1d4-2 leitores do blog! Hoje é dia de Mystara! E como esta semana na Treshold Magazine o tema foram as terras do Norte, eu achei por bem liberar essa parte do cenário para quem quiser se informar um pouco mais.

Espero que todos curtam, e desculpem a falta de tempo para postar =)


Os Khanados de Ethengar



Geografia



O Mar de Grama é o nome dado pelos nômadees Ethengarianos à sua terra, um enorme gramado atravessado pelo rio Streel e seus afluentes. As melhores terras para pastagem, como um mar de flores ou a Terra de grama roxa, atrai tribos rivais, e são o palco de verdadeiros confrontos entre as tribos. O Grande Khan mantém duas cortes locais, Chagon-Nah e Bargha, movendo uma cidade inteira de pavilhões e barracas, duas vezes por ano. Chagon-Nah serve como tribunal de verão, e Bargha é reservada para o inverno.

O monumento mais impressionante de Ethengar é a chamada Terra de Areia Preta, uma extensão área de areia escura e rochas, essa área é evitada pelos nômades, pois acreditam que a região é amaldiçoado ou assombrada por espíritos malignos. Apesar de sua reputação, este é o lugar onde os Grandes Khans estão enterrados.

As estepes Ethengar estão expostas a um clima extremo, devido à sua alta altitude. Os verões são quentes e cheios de ventania, enquanto os longos invernos são congelantes e com muita neve. O outono nas estepes é marcado por constantes tempestades, e a única estação agradável aqui é primavera, quando a neve derrete e fornece a abundância de água, e os ventos e as temperaturas são moderadas.


História


A origem dos clãs de Ethengar se perde nas brumas do tempo. Seus mitos falam do primeiro Grande Khan, Baka, que é considerado o responsável pelo estilo de vida dos Ethengar até hoje. Após sua morte, os clãs lutaram pela supremacia em um evento conhecido como a Primeira Guerra de Sucessão. Os clãs Ethengar não aparecem na história do mundo conhecido até o primeiro século AC, quando um Khan bélico levou o clã do sul Makistan, através das terras dos Anões. Cinco séculos depois, duas tentativas foram feitas para invadir as terras ocidentais dos Flaems, que mais tarde seria conhecido como os Principados de Glantri, cada um resultando em uma sonora derrota, os guerreiros a cavalo de Ethengar viram-se incapazes de aplicar a sua batida e fazer com que suas táticas funcionassem. Os exércitos Flaemianos revidaram, mas, no combate em terreno aberto, foram esmagados. Desde então, as duas nações estão em um impasse, cada um capaz de vencer o inimigo em seu próprio território. Espionagem e subversão tornaram-se as armas mais usadas, com os Brataks Ethengarianos medindo forças com a magia Glantriana.

O último Grande Khan, Toktai, morreu na batalha de Hayavik em 926AC, depois de uma tentativa fracassada de invadir as Terras Livres de Heldann. Uma nova Guerra da Sucessão começou, a guerra durou até a vitória de Moglai Khan que foi reconhecido como o Khan dos Khans em 996.
A carreira de Moglai começou como herdeiro Khan da tribo Murkit, Huptai. Com a morte de seu pai, Moglai tinha apenas doze anos, e seu tio Atikai facilmente usurpou o trono. Moglai escapou, e viveu sozinho durante muitos anos no mar de relva, e depois se aventurou pelo sul indo para Rockhome e mais tarde para Ylaruam, Thyatis e outras terras. Mais tarde, ele voltou para Ethengar, declarando-se Khan dos Murkits. Com uma pequena força, ele foi capaz de escapar dos guerreiros de Atikai, conseguindo mais e mais vitórias. No final, a maioria dos clãs Murkit se renderam a Moglai e juraram fidelidade, depois disso Atikai foi capturado e executado.

Em dois anos, as tribos Murkit unidas sob Moglai Khan eliminou os clãs Maghurs e Hajiks. Em reação à nova ameaça, os outros clãs se reuniram em tribos, mas Moglai ainda foi capaz de explorar feudos de outras tribos para fazer com que mais tribos se juntassem a ele por proteção, então ele usou a sua nova força para subjugar os Khans restantes.


O Povo


Os Ethengarianos são guerreiros orgulhosos e cavaleiros selvagens, que vivem fora de seu iaque ou manadas de cavalos. Os clãs são capazes de mover-se rapidamente, trazendo consigo todos os seus bens. Esses "bens", na verdade, pertencem ao Khan, que os dá a seus súditos para usarem durante um ano. Homens e mulheres são treinados em arco e equitação, mas as mulheres costumam lidar com o comércio, pouquissimasse tornam xamãs ou hakomons. Os homens Ethengar muitas vezes se casam com mais de uma mulher, e são obrigados a casar com as esposas de seus parentes próximos no momento da morte.

Além de guerreiros tribais, a sociedade Ethengar conhece apenas algumas classes sociais. Os Keshaks são soldados de elite a serviço direto do Khan Dourado, e, por isso, abandonam a sua posição no clã. Hakomons, os tradicionais usuários de magia Ethengar, também deixam suas tribos, mas são frequentemente utilizados pelos Khans, já que eles precisam de riqueza para apoiar a sua pesquisa mágica. Uma vez que não existe qualquer propriedade particular entre os Ethengars, não há também roubo. Em vez disso, há uma tradição de espiões e batedores, chamado brataks.


Governo e Religião


Moglai Khan é o governante incontestável dos Khanates. Ele controla diretamente sua própria tribo, os Murkits, e uma força militar de elite, os Keshaks. Os Khans menores mantém a autoridade absoluta sobre suas próprias tribos, mas não tem poder sobre o Grande Khan, embora possam influenciar as decisões de grandes Khans, dando-lhe os seus conselhos.

Os Ethengarianos adoram um grande número de Immortals através de seu clero, mas também reverenciam espíritos animais do mundo espiritual através dos xamãs. Ambos os tipos de sacerdotes também servem como conselheiros, mestres de tradição e contadores de histórias.


Um comentário:

LobO disse...

Muito bom. Venho fazendo maratona no blog a algum tempo. Mystara é sensacional! Excelente trabalho! Continue por favor haha

Outras Postagens do Blog