24 de novembro de 2014

Sidequest #50 - Famosos que jogam RPG

Olá pessoal! Não deixem o blog morrer, não deixem o blog acabar! Entrem, leiam, comentem! Seu comentário é o pagamento do blogueiro =D

Tenho me esforçado bastante para gerar conteúdo legal para vocês no meio de uma agenda tão ocupada. Espero estar agradando. Hoje eu trago uma postagem especial para comemorar o final das minhas férias (comemorar? COMEMORAR?).

Famosos que Jogam/Jogaram RPG

1 - Dwayne "THE ROCK" Johnson


Um dos lutadores/atores mais badass que existem já confirmou em entrevista ser um grande viciado em jogos de tabuleiro. Esse vício fez com que ele chegasse até o D&D. Em uma Comic Con, The Rock ainda disse que, ao contrário do que muitos imaginam, gosta de fazer personagens mais inteligentes do que fisicamente fortes.

2 - John Stewart


O comediante e apresentador ama tanto o D&D que está sempre colocando piadas sutis sobre o RPG dentro do seu show. Normalmente estas piadas só são entendidas por quem realmente joga D&D. Lembro até hoje de um dia em que ele estava entrevistando o Bush, e o então presidente disse que não conseguiria resolver a crise do petróleo "somente sacudindo uma varinha mágica". John disse que ele só não conseguia fazer isso pois era "somente um mago de nível 3", emendando logo em seguida um "Lembre-se sempre Bush, ou você está conosco, ou está com os orcs!".

Daniel de 16 anos riu bastante no dia haha.

3 - Robin Williams



Muita gente conhece o background nerd do ator. É público que sua filha se chama Zelda por causa do jogo de mesmo nome, e também que ele ADORA desenhos japoneses, sendo Evangelion um dos seus preferidos. O que pouca gente sabe é que Robin é um fã incondicional de jogos de tabuleiro como Warhammer 40k, hobby que o levou a jogar RPGs de mesa.

Seguem algumas histórias interessantes de Robin:

a - O dono de uma loja de jogos perto de onde Robin vivia contou que, em meados da década de 90, um cara que dizia ser agente de Robin veio em sua loja para comprar livros de Cyberpunk 2020. O dono da loja disse que não tinha novidades em estoque. O homem então pegou seu telefone e ligou para Mike Pondsmith, dono da empresa que publicava o C2020 para reclamar e pedir para entregarem alguns livros na loja. O próprio Mike Pondsmith confirmou que este tipo de coisa acontecia direto, e que, uma vez pediu para Robin Williams gravar um vídeo promocional admitindo que jogava RPG, pois isso faria muito bem à industria, que estava capengando naquela época. Ao que tudo indica, o Agente de Robin Williams nunca passou o recado (e nunca tivemos tal vídeo) pois "Robin Williams não praticava advocacia política".

b - Uma outra história aconteceu durante a Gamescape em São Francisco, onde Robin Williams tinha uma casa. Os jogadores estavam preparando uma mesa da recém lançada 3a edição do D&D quando o próprio Robin Williams entrou pelo saguão e comprou alguns livros em um stand da editora Green Ronin. Os jogadores presentes ficaram bastante intimidados com a presença do ator, que tratou de quebrar o gelo se aproximando e falando sobre a aventura que eles iam jogar. Era uma one-shot de Al-Qadim, e o papo foi tão bom que terminou com Robin Williams interpretando um guerreiro mamluk e mostrando sua famosa capacidade de interpretação improvisada enquanto jogava com o pessoal que ele acabou de conhecer.

Infelizmente, eis um grande ator e uma grande pessoa que perdemos por causa das drogas e da depressão. Uma pena. =(

4 - Jesse McCartney



O cantor nunca admitiu publicamente ser um jogador de RPG, mas já foi visto mais de uma vez em lojas de jogos comprando material relacionado a D&D. Tanto é, que já posou algumas vezes para fotos carregando caixas do RPG.


5 - Vin Diesel


Vin Diesel é um jogador veterano e completamente viciado em RPG e jogos de tabuleiro. O cara curte tanto o hobby que criou uma produtora de jogos para criar seus próprios títulos. Um dos seus jogos, inclusive, ganhou nota 9/10 no metacritic.

Se tem um cara famoso que sou fã, esse cara é o Vin Diesel. Em entrevista, o ator comentou que jogou D&D exaustivamente durante toda a sua infância. Comentou sobre as ótimas memórias que tinha quando se reunia com os amigos, comprava folhas de papel para desenhar mapas criar mundos para explorar. Vin Diesel disse ainda que o D&D contribuiu bastante dentro da carreira que ele escolheu seguir (ator) e que o jogo é um exercício e um estímulo à imaginação.

Entre algumas curiosidades, Vin Diesel disse que seu primeiro salário como ator foi quase inteiramente gasto com livros, caixas e miniaturas de D&D. Dentre os vários personagens que ele jogou, um bastante lembrado se chama Melkor, um Drow Witch Hunter cujo nome saiu diretamente do Silmarillion. Segundo o próprio já disse em entrevista, o personagem foi tão marcante em sua vida que influenciou a construção de seu personagem em Triplo X e Vin ainda tatuou o nome do personagem em algum lugar não revelado do seu corpo.

6 - Matt Damon


Matt Damon já admitiu que seu amigo Kevin Smith certa vez o obrigou a jogar um jogo esquisito chamado D&D. Matt gostou tanto que passou a jogar regularmente.

Em entrevista para um programa de TV australiano (Enough Rope with Andrew Denton), enquanto falava de sua juventude, o seguinte episódio aconteceu:

Denton: Eu gostaria de falar sobre sua juventude, sobre sua longa amizade com o Ben Affleck. Soube que vocês gostavam de jogar o RPG Dungeons & Dragons.

Damon: Sim!

Denton: Qual de vocês era o bárbaro que sacudia o machado gigante e qual era o elegante elfo mago?

Damon: Nós dois queríamos ser o elegante elfo mago.

7 - Ben Affleck


Como comentado acima, o novo Batman cresceu na mesma vizinhança de Matt Damon. Antes de se tornarem artistas famosos e renomados, os dois passavam algumas tardes com seu outro amigo Kevin Smith jogando D&D.

8 - Hulk Hogan


Outro lutador que não gosta de vencer apenas no ring, mas também na base do dado. Hulk Hogan já foi visto várias vezes em convenções de RPG e lojas de jogos comprando livros e miniaturas. Existe também a foto abaixo:


9 - Judi Dench


A premiada atriz foi apresentada ao jogo por seu colega, e porque não dizer embaixador do RPG, Vin Diesel, enquanto ambos estavam no set de A Batalha de Riddick. Vin Diesel já comentou em algumas convenções de RPG que Judi gostava de jogar como uma Genasi Bárbara. Mais uma vez, obrigado Vin Diesel!

EDIT: Segundo o site TV Tropes, Judi Dench não foi ensinada por Vin Diesel a jogar D&D, antes de conhecer o musculoso ela já MESTRAVA aventuras para seus netos. Quão maravilhoso é isso? "Vó me conta uma história? Aquela em que a gente acabou com um culto de Tiamat e impediu a ressurreição do Tarrasque"

10 - Mike Myers


O bom e velho Austin Powers já se declarou um grande fã do jogo. Inclusive, piadas que fazem referência a RPG e ao próprio D&D vivem recheando seus filmes.

BONUS - CLAMP


De acordo com um membro do forum Reddit, o grupo de vovós do Mangá jogava sim RPG quando não eram extremamente famosas e requisitadas. O membro afirmou ainda que durante o final da década de 80 e começo da década de 90, quando elas ainda eram Estudantes e aspirantes a mangakás, as garotas jogavam tanto RPGs de mesa quanto de console em suas horas vagas. Uma das obras com mais referências a esse período é justamente uma das minhas preferidas: Magic Knights Rayearth, que traz referências diversas tanto ao RPG de video Game como Dragon Quest quanto RPG de Mesa como o próprio D&D e o Sword World, o RPG que deu origem ao clássico Lodoss War.

A informação delas serem jogadoras de RPG ainda foi confirmada durante a Anime Expo de 2006, quando um fã fez uma pergunta durante o Q&A das vovós do mangá.

7 comentários:

Unknown disse...

Viu só? Robin Willams era fã de Evangelion!!! Ele entendia a genialidade desse que é um marco dos animes: Evangelion.

Mi disse...

Nem sabia o nome de Judi Dench, só achava a cara dela familiar em alguns filmes que eu via. Mas agora ela ganhou o meu respeito

pctattoo disse...

Bem bacana o post cara, parabéns!

Unknown disse...

Olha só quantos famosos que jogam, quem diria.

cavaleiro_andante disse...

Lodoss war inicialmente era uma campanha de D&D(provavelmente uma edição em raça e classe eram a mesma coisa) depois o cara criou sua propria empresa(SNE GROUP) e o sistema de regras mudou para o sword world(o sistema do autor de lodoswar)

carlosMessala disse...

Apenas o personagem de Vin Diesel em Triple X tem a tatuagem escrito Melkor (ela faz parte da maquiagem, não era permanente). Ele explica na entrevista.

Adriano Neto da Silva disse...

Esse é pra não deixar o blog morrer, kkkkkk! Boa matéria. Sabia que algumas estrelas de Hollywood jogam ou jogavam RPG, só não sabia quem era a maioria deles.

Outras Postagens do Blog