13 de dezembro de 2012

Sidequest #43 - As 30 melhores aventuras do D&D (Ou Não) - Parte I



Olá galera! O post de hoje vem baseado na revista Dungeon 116, que entre seu vasto conteúdo trouxe uma lista chamada de aventuras clássicas que deveriam ser conhecidas por todos os jogadores de D&D. Quem julgou a qualidade delas foi uma banca que trazia como integrantes ninguém menos que Ed Greenwood, Christopher Perkins, Bruce Cordell e Monte Cook. Chamada de "30 Greatest Adventures of All Time", a lista mostrava os melhores módulos que já foram publicados para D&D. Em uma lista interessantíssima por diversas razões, estavam presentes diversos módulos que, de alguma forma, trouxeram algum tipo de conteúdo seja de cenário, seja de personagem, ou ainda de história.


Pois bem, segue a lista do 30º ao 21° abaixo com seus respectivos plots:



30. The Ghost Tower of Inverness, 1980 (C2) - Neste módulo seguem em busca da lendária  Soul Gem, um artefato de grande poder. Para encontrá-la, os aventureiros devem encontrar quatro chaves que abrem o caminho para a Ghost Tower. Esta Ghost Tower é mencionada no filme de Dungeons & Dragons: Wrath of Dragon God, quando Berek, o herói do filme, diz que outro personagem chamado Dorian o ajudou a sair de lá. 



29. The Assassin’s Knot, 1983 (L2) - Aqui os heróis devem solucionar o mistério de quem matou o Barão de Restenford. A aventura se passa em um castelo e em uma pequena cidade que o cerca. Os personagens devem seguir as evidências e solucionar o mistério o mais rápido possível, ou novos eventos ruins começam a acontecer.



28. The Lost City, 1982 (B4) - A aventura envolve a uma cidade no meio do deserto, dividida entre duas facções. A maior parte da aventura se passa em uma pirâmide gigantesca, outras partes da aventura envolvem também uma cidade próxima, que serve apenas para que o mestre tenha um pouco mais de background. Uma das coisas legais que esta aventura traz é a possibilidade quase que infinita de expansão da história.



27. The Sinister Secret of Saltmarsh, 1981 (U1) - Esta é a primeira aventura da série Underwater, que envolve o cenário de Saltmarsh, criado especialmente para a série de aventuras. Ela atua como primeira parte de uma campanha que envolve um navio pirata naufragado e a mansão abandonada e assombrada de um alquimista maligno.



26. City of Skulls, 1993 (WGR6) - Infelizmente, esta aqui eu nunca li. O que eu consegui descobrir na internet sobre ela é que a aventura envolve o reno de Furyondi e o Império de Iuz, trazendo histórias relacionadas às Greyhawk Wars.



25. Dragons of Despair, 1984 (DL1) - Esta é uma aventura que envolve tomadas de decisão por parte dos jogadores, lembrando muito as Aventuras-solo muito populares antigamente. Aqui os personagens começam encontrando uma tribo de elfos em Solace. De acordo com as decisões dos personagens, eles poderão encontrar um artefato conhecido como Blue Crystal Staff, poderão ter que lidar com bebês dragões e, no final, enfrentar um dragão negro ancião, que só pode ser derrotado caso os personagens não tenham se desfeito do Staff no meio da aventura.



24. City of the Spider Queen, 2002 - Na minha humilde opinião, esta aventura só serve para vender mais livros do Salvatore. No mais, o plot básico da aventura está relacionado a outra (The Night Below) e começa com o apelo de um nobre por ajuda para deter alguns invasores Drow que estão ameaçando a população local. O confronto leva os personagens até uma antiga cidade Drow, e lá eles começam a fazer descobertas sobre o que tem levado os Drow a fazer investidas na superfície. Para os fanboys de Forgotten essa aventura pode ser alguma coisa. Como não sou o maior fã do cenário, eu acho que ela só foi escrita pra vender mais livros (romances).



23. The Forgotten Temple of Tharizdun, 1982 (WG4) - Esta aventura com clima altamente Lovecraftiano se passa no mundo de Greyhawk. Ela leva em consideração os eventos acontecidos em outra aventura (The Lost Caverns of Tsojacanth) e começa com os jogadores perseguindo alguns saqueadores até uma rede de cavernas onde existe um templo antigo. Eles devem explorar o templo e o interior das cavernas até encontrar o esconderijo dos saqueadores. Em um ponto da história, os personagens descobrem que o templo não está exatamente abandonado, e que lá acontecem rituais que desafiam a sanidade das pessoas.



22. The Lost Caverns of Tsojcanth, 1982 (S4) - No início da aventura, o mestre deve ler para os jogadores que existe um tesouro em um lugar chamado de Yatil Mountains, ao sul de Greyhawk no reino de Perrenland. Os jogadores devem investigar os rumores deste tesouro, onde muitos aventureiros pereceram tentando encontrá-lo. O tesouro faz parte da riqueza deixada por uma antiga arquimaga chamada Iggwilv, ex-governante de Perrenland. Ao que tudo indica, ela morreu por causa de Graz'zt, que conseguiu se liberdar mesmo depois que ela o prendeu e o forçou à servidão. 



21. Dark Tower, 1980 (from Judge’s Guild) - Esta é uma aventurazinha que envolve basicamente Dungeon Crawl. A história se passa em uma dungeon, onde seguidores de Mitra e de Set disputam território. Existe também uma cidadezinha que cerca o ambiente e onde os jogadores podem obter informações e itens.

Bem galera, acho que por hoje é só! Fiquem no aguardo das próximas duas postagens com resto da lista. Espero que tenham gostado. E gostaria de deixar bem claro que eu particularmente não concordo com ela, acho que existem alguns módulos mais interessantes do que os citados, e que alguns que ficaram em lugares mais modestos poderiam estar BEM mais na frente, e vice-versa.

No mais, acho que é isso aí.

See ya!

2 comentários:

rafael beltrame disse...

A Judges Guild era meio "erro e acerto". Eles tinham muito material mediano, alguns ruins, e alguns otimos.

O módulo DL1, q eu lembre, é bem railroad. nao importa muito o que vc escolhe, o fim é o mesmo

essa lista sempre me intrigou, e eu costumava colocar a colocação das aventuras quando fazia resenha de algumas delas. Depois, assim como vc, vi q nao é um "guia oficial", e tb discordo de muitas das escolhas, heheeh

Draco Bahamut disse...

Legal, muitas memorias ai.

Outras Postagens do Blog