5 de março de 2009

Review #11 - Al-Qadim: Arabian Adventures

Ficha Técnica
Formato: 30,0 x 20,0 cm
Estrutura: 160 páginas
Capa: Capa mole, 4 cores
Miolo: Couché 90, 4 cores
Guarda: Offset 120, 4 cores
Autore: Jeff Grubb

Inspirado nas histórias das 1001 Noites e da Rainha Sherazade, Al-Qadim é um mini cenário árabe lançado em 1992 para o então Advanced Dungeons & Dragons. Apesar de tecnicamente ser naterial suplementar para o mundo de Forgotten Realms - Por detalhar Zakhara, uma península ao sul de Faerûn, principal continente do cenário - o cenário foi criado para ser usado sozinho, como um ambiente próprio.

Por conta disso, poucas são as referências feitas ao resto do mundo. Perfeito para quem não quer misturar o tema árabe com o tema comum ao D&D ou quem tem preguiça de ler todo o mundo de Forgotten. Mas ao mesmo tempo, esta forma de apresentar o cenário o torna ideal para ser adicionado em qualquer mundo de campanha que desejar.

O cenário diferencia-se bastante dos convencionais pela importância que se dá aos conceitos de família, honra, hospitalidade, piedade, posição social e pureza (muito parecido com a Novela das 8). Além disso, as diferenças raciais são deixadas de lado. O povo de Zakhara divide-se apenas entre aqueles que vivem nas cidades (Al-Hadhar) e aqueles que são nômades (Al-Badia). Apesar das diferenças entre estes dois povos, ambos seguem as mesmas tradições e reconhecem o poder do Destino. Apenas discordando sobre a melhor forma de contemplar o mundo e viver sob as leis que esta entidade misteriosa impõe.



Falando em Destino, ninguém - nem mesmo os gênios - sabe dizer quem ou o que é esta entidade. Sempre tratada no feminino, sabe-se apenas que ela é uma força bastante presente na vida dos nativos. Tão presente que toda a terra foi nomeada em sua homenagem. O nome Zakhara significa "Terra de Destino". Em livro algum são apresentadas estatísticas ou uma origem para esta entidade e ninguem é sacerdote ou trata ela como uma Deusa. Destino é um conceito confuso e totalmente diferente do que estamos habituados no D&D.



Al-Qadim: Arabian Adventures é o grande livro básico do cenário. Ele apresenta todas as regras necessárias para rolar campanhas das arábias. Nele são descritos muitos dos costumes, crenças e demais traços de personalidade que marcam as diferenças entre os habitantes de Zakhara do que conhecemos em cenários de fantasia medieval clássica. É descrita a visão dos nativos sobre o mundo. Explicações importantes para nós, do mundo ocidental.

O livro também detalha a situação dos seres das raças do livro básico (exceto os meio-orcs) na península. É marcante como elas são bem mais raras aqui que no resto do mundo, mas possuem um maior respeito e entendimento entre si - como a pessoa se porta, e não como ela se parece, é o que interessa por aqui.

Muitas das páginas do livro dedicam-se à construção de personagens mais próximos ao tema das arábias. Ele apresenta pequenas modificações em algumas raças. Regras para casta social, algo importantíssimo em Al-Qadim. Também oferece kits de Personagem (pequenas modificações feitas nas classes a fim de adaptá-las melhor ao papel que o personagem possui no jogo. Eram o equivalente as atuais Classes de Prestígio), dentre eles o memorável Shar'Ir - Uma mistura de contador de histórias e conselheiro que possui grande influência com os gênios.



Al-Qadim teve uma curta duração. Além do conjunto básico livro+caixa, a série teve apenas três suplementos e nove aventuras. Fora uma aventura lançada em 1998, todos os produtos da linha foram lançados entre 1992 e 1994. Mas isso foi proposital. O cenário não foi feito para ser um dos grande cenários, mas sim um cenário completo dentro de sua proposta. Provavelmente por isso a linha foi tão impecável em sua execução.

O único defeito de Al-Qadim, ao meu ver, é justamente sua falta de ambição. Zakhara é apenas um pedaço pequenino de outro cenário. Se fosse um cenário próprio ele poderia diferenciar-se mais do padrão D&D, o que daria mais liberdade para os autores inventarem.



Definitivamente é um cenário que vale a pena conhecer. Apesar de seus livros estarem hoje em dia fora de catálogo, é possível comprar eles usados em sebos, leilões (eBay) e também na Amazon. Recomendo especialmente o Arabian Adventures, que faz um ótimo trabalho para introduzir os jogadores ao mundo de Al-Qadim.

Quem quiser, pode pegar de graça duas aventuras no site da Wizards of The Coast. São as aventuras Corsairs of the Green Sea e Caravans. Algumas pessoas podem ter problemas para encontrá-las, então o link está aí em baixo.

Links Úteis:

3 comentários:

Anônimo disse...

to precisando deste, planejo criar uma campanha com a idéia do D7D do império draconato de Arkhosia que fica no deserto, aí será indispensável o Al-Quadim e o Draconomicon. Gostei do artigo camarada!

Anônimo disse...

Vou ler. XD Tu chegou a ler todo o 1001 Noites que eu te emprestei? Não sei se tu reparou, mas cada nome de pessoa, lugar e outros termos em árabe possuiam uma tradução e às vezes até uma explicação no fim do livro. Eu gostava da história de Chemselnihar (não sei porque, não tinha nada muito inovador nela XD)
Ah, nós precisamos ver Azur e Asmar! *-*

Anônimo disse...

Dan, eu não consigo mais olhar pra Judas matando Jesus sem rir XD (só pra constar, eu disse isso pessoalmente antes de ler comentários XD)

Outras Postagens do Blog