18 de fevereiro de 2009

Sidequest #29 - A Evolução dos Logos de D&D

Olá pessoal que visita este blog! Estou eu aqui em mais um Sidequest para comemorar minha nova faculdade. Para aqueles que não sabem, este ano eu passei no vestibular mais uma vez para o curso de Design na UFPE, algo que eu já estava mexendo desde que fiz o curso na Microlins de Web Design e continuei na AIS.

Para comemorar e homenagear, e também para ir entrando no clima do curso, estou postando aqui a evolução dos logos de D&D, bem como o nome de suas fontes e o link para download no final. Espero que gostem!

Tudo começou com o D&D simples, mais conhecido como 0D&D ou Original D&D.

Fonte: Quentin EF (Elsner+Flake), Similar to Wood Type (URW++) (Só o contorno)
Também parecida com: Buffalo Bill (Intecsas), Rosewood (Adobe), Antique (Datascan), Buffalo Gal (Agfa-Monotype), Madame (Linotype), and Subway Regular.

Depois veio o 0AD&D ou AD&D primeira edição, que era uma versão avançada das simplórias regras do D&D original.

Fonte: Quentin EF (Elsner+Flake), Similar to Wood Type (URW++) (Só o contorno)
Também parecida com: Buffalo Bill (Intecsas), Rosewood (Adobe), Antique (Datascan), Buffalo Gal (Agfa-Monotype), Madame (Linotype), and Subway Regular.

Havia outro logo do D&D, lançado no Reino Unido. Este logo acabou ficando melhor que a versão original lançada nos EUA, e acabou sendo incorporado nos últimos lançamentos da velha edição.

Fonte: Souvenir Demi, Light (Linotype, Adobe, etc.)
Também Parecida com: Soutane, Souvienne, Souvenir

Como podem ver, este foi o último logo usado na primeira edição do D&D, depois do sucesso do logo Britânico. Dá pra se notar que ele está bem próximo do logo que viria a se tornar o da segunda edição.

Fonte: Forest Shaded (O 'g' foi customizado, provavelmente para que a TSR não tivesse que pagar royalties para o criador da fonte.)

Depois de uma reformulação nas regras e no universo, foi criado um novo logo do AD&D, que não deixou de ser AD&D Primeira edição. As pessoas popularmente chamam de 1AD&D.

Fonte: Friz Quadrata No. 2 D [Bold] (URW++)
Também parecida com: Fritz Quadrata Bold
(A palavra Advanced está na Linotype's "Friz Quadrata Bold"; as palavras Dungeons e Dragons estão na URW's "Friz Quadrata No. 2 D". Dá pra notar a diferença das fontes pelo 'g' que não é o mesmo)

Depois da primeira edição do AD&D, a TSR reformulou as regras e acabou lançando uma nova edição com cenários como Greyhawk e Forgotten bombando e vendendo como água. Na minha humilde opinião, foi a era de ouro do Dungeons & Dragons, onde se produziu material de maior qualidade.

Fonte: Friz Quadrata No. 2 D [Bold] (URW++)
Também parecida com: Fritz Quadrata Bold
(A palavra Advanced está em Linotype's "Friz Quadrata Bold"; Dungeons e Dragons estão na URW's "Friz Quadrata No. 2 D". O 'g' foi novamente customizado para evitar o pagamento de royalties)

Seguido logo depois por sua edição revisada, o logo não teve uma modificação mto drástica, a fonte continuou a mesma, com uma mudança apenas no 'g' pelo mesmo motivo das outras.

Fonte: Friz Quadrata No. 2 D [Bold] (URW++)
Também parecida com: Fritz Quadrata Bold
(A palavra Advanced está em Linotype's "Friz Quadrata Bold"; Dungeons e Dragons estão na URW's "Friz Quadrata No. 2 D". O 'g' foi novamente customizado para evitar o pagamento de royalties)

Foi então que uma revolução aconteceu. Nas palavras da Wizard's of the Coast, recém compradora da falida TSR, 'Você nunca mais precisará aprender outro sistema na sua vida'. Surgiu a terceira edição e seu revolucionário Sistema D20. O sistema possuia seus defeitos, mas veio para consertar de vez a complicação causada pelo TAC0, Classes de Armadura negativas, entre outros. Eu particularmente gostei da terceira edição, mas acho que ela perdeu muito do Roleplay e ganhou muito na parte combativa da coisa, mas pôde ser contornado facilmente quando o mestre era bom.


Fonte: Dessa vez, em vez de roubar a fonte de alguem e adaptar, a Wizards criou sua própria fonte e misturou com outra chamada Vitriol. Especula-se que o logo tenha sido desenhado à mão.

Por fim, a 4dventure, ou Quarta Edição. Odiada por muitos, amada por muitos. Quebrando a promessa feita durante o lançamento do Sistema D20, a Wizards nos obrigou a aprender outro sistema, o que deixou muitos fãs com muita raiva mesmo. Altamente voltada para o combate, agora o D&D depende de miniaturas para fluir normalmente.


Fonte: A Wizards novamente mandou fazer este logo à mão. Não consegui descobrir se ela usou alguma outra fonte no meio, mas posso afirmar que a chance disto ter ocorrido é bem grande.

Pois bem, por hoje é só pessoal. Espero estar atualizando o blog com mais frequencia em meu tempo livre. E estou falando com alguns amigos de outros blogs para quem sabe lançar um Podcast diferente de todos os existentes. Fiquem ligados nas novidades!

Caso desejem alguma fonte deste post, falem comigo e eu verei o que posso fazer =P

See ya o/

Links Úteis




8 comentários:

Anônimo disse...

Ah, a penúltima é tão legal, não deveriam ter mudado...xD Minha segunda favorita é a com Souvenir Demi.
=*** Você vai ser um ótimo designer, vai ver só!

nerdcore disse...

Gostei do terceiro logo, além dos logos da 3.x e da 4e.

Legal o post!

Anônimo disse...

os dois logos que mais curto é o ultimo da era Advanced (o vermeio) e o novo da 4 edition. Legal a matéria ^^

Renato Recife disse...

Eita que tá empolgado mesmo com o curso =P

E aí, tás tendo aula onde? No incomparável "1º andar e meio" do CAC?

Anônimo disse...

Careca conseguiu juntar duas das paixões dele, D&D e Design!

Tem uns logos muito legais aí... Colecionadores como eu matam e morrem por coisas com aquele logo do Reino Unido, apesar dos mais legais serem os da 3.5 e o AD&D apertadinho.

Falows!

Ps.: Dá uma olhada lá no João Babão quando voltar da Terra do Nunca.

Anônimo disse...

Careca, achei um poster motivacional feito em tua homenagem:
http://www.llbbl.com/data/RPG-motivational/target3.html

@FFenrirX disse...

muito boa essa pesquisa! Está de parabéns!

Guizaum disse...

Olá,

Eu acho muito legal a pesquisa de logos da WotC, pois sempre ficam logos que representam muito e uma vez que você vê já marca na sua cabeça. Principalmente as duas últimas.

Meu amigo, eu gostaria sim dessas fontes, mas eu estou buscando, a todo custo (na verdade sem nenhum custo) as fontes utilizadas na 4.0.
São elas:
Mentor Pro (familia)
DnDLolth
DnDVecna

Você por algum acaso saberia dizer onde posso encontrá-las para baixar? For free? ou caso tenha, se quiser puder enviar ao meu email, agradeço.
gui.baldi@gmail.com

Outras Postagens do Blog