22 de julho de 2008

Review #2 - Final Fantasy RPG

Olá aventureiros! Certo dia, eu tinha terminado de zerar Final Fantasy X para PS2, e, por conta disso, estava com uma secura absurda de Finais Fantasy(Quem me conhece, sabe que eu fico com uma secura absurda quando faço uma coisa durante muito tempo). Decidi então procurar um RPG de Final Fantasy pela net, saber se existia um sistema específico e/ou adaptações para FF pela net que eu pudesse usar pra mestrar para o meu grupo.

Procurei por aproximadamente uma hora, quando, no mIRC(Sim, eu ainda uso o mIRC) encontrei uma indicação para um site. No começo achei que era um grupo de Play By Forum ou algo parecido, mas acabei me vendo errado quando vi que o tal site era de um grupo que tinha desenvolvido seu próprio sistema baseado no jogo, altamente complexo e condizente com a realidade de Final Fantasy.


Baixei o tal livro e logo o imprimi. Eram quase 200 páginas, mas não havia figuras e eu tinha que esvaziar o cartucho para que o mesmo fosse cheio no dia seguinte. Livro impresso, tratei de começar a lê-lo para ententer o sistema que havia merecido um site e um grupo de desenvolvimento. Posso dizer que gostei muito do que li.

O sistema em si usa d10, baseando-se em porcentagens, o que é bem legal e prático de entender: Jogue uma porcentagem, se você atingiu uma porcentagem menor do que a chance de você conseguir realizar algo, então você realizou. O sistema de criação de personagens também é bem simplório, em cerca de 1 hora, um grupo de 8 pessoas que nunca jogaram com o sistema conseguem fazer suas fichas.

O sistema de criação de personagens é bem simples e manjado. Trata-se do sistema de pontos e compra de habilidades. Em cada local da ficha, os personagens possuem um determinado numero de pontos que podem ser gastos com habilidades altamente customizáveis. Por exemplo, quando você quer um personagem que sabia manusear uma espada gigantesca como a do Cloud de FFVII, basta comprar a proficiencia de "Espadas Grandes" para saver controlar qualquer tipo de espada gigantesca.

O jogo também usa o sistema de Jobs, onde cada habilidade pode ser comprada apenas por membros de determinada classe. Existem inclusive "classes de prestígio", que são classes avançadas que só podem ser pegas quando se atinge um determinado número de habilidades no seu Job inicial.

Um dos destaques são os dois sistemas de combate do jogo. Um muito simples e outro mais complexo. Ambos obedecem 99% dos jogos de Final Fantasy. Um deles é o sistema de turnos, onde cada personagem realiza seu ataque de acordo com a iniciativa, e não necessita o uso de miniaturas; algo engraçado nesse sistema é que a maioria dos personagens tem mais de 90% de chance de acertar seus ataques, o que condiz bastante com a realidade do próprio jogo onde dificilmente se erra um ataque simples. O outro sistema é baseado no Final Fantasy Tactics e necessita o uso de um tabuleiro quadriculado e miniaturas. Este estilo é um pouco mais realista, porém, demorado.

O sistema de magias é bem simples, baseado no próprio sistema do jogo de MP, onde o jogador possui um determinado número de MP(Magic Points) por dia, e cada Spell(Magia) custa um determinado valor em pontos para ser utilizada. Todas as magias clássicas do jogo estão presentes, incluindo suas variações(Thunder, Thundara, Thundaga, Fire, Fira, Firaga, Ultima, Holy, Meteor...).

Final Fantasy RPG é um jogo que vale a pena ser lido, e, o melhor de tudo, é totalmente e absolutamente gratúito. A única desvantagem é que a galera que se juntou pra traduzir, só o fez com os livros mais antigos. Mas acredito que eles estejam trabalhando na nova versão.


Por hoje é só, e espero que todos saiam soltando suas Black Magics em inimigos que aparecem em encontros aleatórios

See Ya o/



Sites Úteis:

2 comentários:

Anônimo disse...

"dos personagens tem mais de 90% de chance de acertar seus ataques, o que condiz bastante com a realidade do próprio jogo onde dificilmente se erra um ataque simples." Hahahaha xD É mesmo!!
Sempre tive curiosidade de ler o livro e conhecer o sistema...o.o Parece bem divertido mesmo! Por que tu não joga um dia com a galera? Eu ia assistir!! =D
As imagens são lindas *_*

Douglas Lopes disse...

Blog bem completo mesmo pra quem curte RPG.

Passe no meu
http://recomendandosites.blogspot.com/



-----------------------------------------------------
Se você precisa de um discador super rápido, estável,que não caia toda hora e que além disso lhe dê muitos prêmios, então vc precisa conhecer o CresceNet

Mais detalhes em:
www.cresce.net/site/home.asp?id=253013
ou
www.douglaslopes.20.01.zip.net

Outras Postagens do Blog